últimas notícias
__________ *** __________

Postado em 03/06/2020 às 18h55

Acabou de ser lançado o primeiro artigo do Fórum “Vozes da Base” (Grassroot Voices) do The Journal of Peasant Studies 

Sistemas públicos de saúde rural e políticas de responsabilização: insights de defensores dos direitos de saúde de base na Guatemala

por Julia Fischer-Mackey, Benilda Batzin, Paulina Culum e Jonathan Fox

Resumo


À medida que a pandemia revela como várias desigualdades cruzadas afetam a saúde pública, o trabalho de ativistas rurais que defendem os direitos de suas comunidades à saúde, terra e gênero, justiça étnica e ambiental demonstra como a análise intersetorial pode ser posta em prática. Nas entrevistas a seguir, os ativistas guatemaltecos de Maya Tz'utujil, Paulina Culum e Benilda Batzin, descrevem como os "defensores dos direitos à saúde" buscam justiça para as comunidades indígenas rurais - trabalho que a pandemia torna mais crítica do que nunca. Suas estratégias e idéias têm implicações no tratamento dos direitos à saúde rural em todo o mundo.

 

Fórum das vozes populares: "Estudos agrários críticos e pandêmicos"

 

Journal of Peasant Studies está lançando um fórum contínuo com experiências das linhas de frente da crise atual: 'Vozes populares: pandemias e estudos agrários críticos' - em colaboração com o Instituto Transnacional (TNI - www.tni.org) À medida que a pandemia se desenrola, muitas das falhas fatais do capitalismo estão sendo reveladas. É um momento em que novas alianças estão sendo formadas e novas organizações militantes estão surgindo, assim como novas formas de autoritarismo e repressão. Este é um momento de grande ruptura potencialmente - mas em que direção e para quem está em disputa. A seção Vozes populares procura documentar o que está acontecendo da perspectiva das bases. Trabalhadores migrantes, trabalhadores domésticos, camponeses, pescadores de pequena escala, vendedores informais de alimentos e migrantes rurais e urbanos tiveram suas vidas reviradas. Esperamos que essa conjuntura afete mudanças potencialmente radicais nas tendências de longo prazo em direção à governança autoritária, consolidação da indústria, marginalização dos trabalhadores migrantes, apropriação de terras e financeirização, além de criar um aumento na organização da esquerda, greves de trabalhadores da alimentação, redes de ajuda mútua e novas alianças populares. Qual é a experiência no terreno? É claro que essas experiências são condicionadas pelas mudanças históricas que vieram antes, pelo crescente populismo e pela história da organização do movimento. Esperamos colocar essas novas experiências no contexto histórico, acompanhá-las longitudinalmente e destacar estratégias emergentes.

 

__________ *** __________

Postado em 28/05/2020 às 18h05

__________ *** __________

Postado em 26/05/2020 às 18h00

Homenagem da Rede de Estudos Rurais ao dia da Agricultora e do Agricultor

__________ *** __________

Postado em 22/05/2020 às 20h20

__________ *** __________

Postado em 19/05/2020 às 15h20

__________ *** __________

Assista ao Vivo I ENCONTRO VIRTUAL DA REDE RURAL

Hoje dia 21/05, a partir das 15h

__________ *** __________

Postado em 16/05/2020 às 16h00

 

CLIQUE NA LOGO ABAIXO PARA ACESSAR A LIVE

 

Dia 21/05

Horário: 15h

Link da transmissão: 

https://www.youtube.com/watch?v=yA62InhnvSs&feature=youtu.be

 

Na próxima quinta-feira, dia 21 de maio, a Rede de Estudos Rurais promoverá o I Encontro Virtual da Rede, com associados, pesquisadores e profissionais de áreas afins de todo o país.

 

O encontro tem como objetivo criar um espaço para discussão sobre temas relevantes. Nesta primeira edição, será abordado o tema: “Desenvolvimento, Estado e transformações agrárias em tempos de pandemia”.

 

Quem fará a mediação do debate será a coordenadora presidente da Rede, Professora Ramonildes Alves Gomes (UFCG) com a participação dos convidados especiais: Lídia Cabral (IDS/Sussex), Arilson Favareto (UFABC),  Joice Ferreira (Embrapa Amazônia Oriental) e Luiz Zaref (MST/Via Campesina).

 

O encontro será realizado através de plataforma virtual de videoconferência e tem previsão para iniciar a partir das 15 horas. Pelo site da Rede Rural e do PPGMADER você poderá obter maiores informações.

 

https://redesrurais.org.br/1o-encontro-virtual-da-rede-acontece-nesta-quinta-2105/

 

__________ *** __________

Postado em 31/03/2020 às 15h05

__________ *** __________

Postado em 23/03/2020 às 16h43

Nota1.gif

NOTA
Informe sobre suspensão do calendário acadêmico


 Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) paralisa o calendário do primeiro semestre, mas algumas atividades não presenciais ainda podem ser realizadas

Em reunião realizada online na manhã desta segunda-feira, o Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) decidiu suspender o calendário acadêmico do primeiro semestre de 2020 pelo tempo que durar a situação de emergência de saúde relacionada à pandemia do novo coronavírus no Distrito Federal. As aulas e atividades  realizadas de 9 de março até agora não perdem a validade.

A resolução do Cepe autoriza estágios supervisionados e atividades assistenciais na área de saúde, preferencialmente aquelas relacionadas ao combate à Covid-19. Também permite bancas de defesa de Trabalho de Conclusão de Curso, de qualificação e defesa de dissertação ou tese, desde que exclusivamente de modo não presencial.

Além disso, o Cepe autorizou a manutenção de atividades de extensão voltadas para o atendimento à comunidade, preferencialmente a distância e em temas relacionados à saúde da população.

Os conselheiros recomendaram, ainda, que as unidades acadêmicas proponham atividades para o combate à propagação do coronavírus. A proposta deverá especificar o tipo de atividade, o público envolvido, seus objetivos e a forma de contabilização no histórico escolar dos estudantes participantes.

Essas propostas deverão ser encaminhadas para apreciação do Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 da UnB. As atividades precisam ter a aprovação dos respectivos colegiados das unidades acadêmicas.

Em todos os casos, devem ser respeitados os protocolos de preservação da saúde de todos os membros da comunidade envolvidos.

A Administração Superior e o Comitê Gestor do Plano de Contingência em Saúde da Covid-19 da UnB continuarão acompanhando os desdobramentos da pandemia de coronavírus e manterão a comunidade informada.

Márcia Abrahão Moura
Reitora