O objetivo deste guia é regulamentar o processo de credenciamento de professores para exercerem a função de orientadores acadêmicos na Universidade de Brasília (UnB). Os orientadores credenciados oferecerão suporte aos discentes durante a elaboração e conclusão de suas dissertações e teses, assegurando a qualidade acadêmica e o cumprimento dos prazos estabelecidos.
Os docentes podem ser credenciados nas funções de orientador, coorientador e orientador específico. Todos devem possuir o título de Doutor/a e ter sua proposta de credenciamento aprovada pelo colegiado do programa.
O/A docente poderá solicitar o descredenciamento do Programa de Pós-Graduação (PPG) por meio de uma justificativa formal, devidamente assinada. Esta solicitação será submetida à análise do colegiado do PPG, que, caso concorde, encaminhará a solicitação formal à Diretoria de Pós-Graduação (DIRPG).
O processo de descredenciamento deverá incluir:
Para solicitar o credenciamento, o/a professor/a deverá criar um novo processo no SEI (Sistema Eletrônico de Informações) e encaminhá-lo para a unidade “FUP/SECPÓS-GRAD”.
Passos para iniciar o processo:
3. Escolha a opção "Formulário de Credenciamento de Orientador, Coorientador ou Orientador Específico", conforme o caso.
"Recomenda-se, no máximo, 10 orientandos de pós-graduação por docente, somando-se todos
os orientandos em cursos de pós-graduação onde o docente atua como professor
permanente.” Disponível em: Critérios APCN Interdisciplinar