PPG-MADER 

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O PPG-MADER foi criado no ano de 2012 na Faculdade UnB de Planaltina. O programa nasceu no contexto da expansão da rede de universidades federais brasileiras ao longo dos últimos anos, em um dos novos campi da Universidade de Brasília (UnB) no Distrito Federal (DF), o campus de Planaltina (FUP/UnB). Este campus teve suas atividades acadêmico-científicas e administrativas iniciadas em 2006 para atender diversas regiões administrativas (RAs) do DF e entorno, tais como Água Fria de Goiás, Brazlândia, Buritis, Cabeceiras, Formosa, Planaltina (DF), Planaltina de Goiás, Sobradinho I, Sobradinho II, e Vila Boa. Desde 2006 a FUP/UnB propôs, aprovou e implantou diversos cursos de graduação, tendo atualmente em pleno funcionamento os cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Licenciatura em Educação do Campo, além de dois bacharelados: Gestão do Agronegócio e Gestão Ambiental. A demanda de professores decorrente desse conjunto de cursos de graduação gerou na FUP um corpo docente altamente multidisciplinar que foi agrupado nos seguintes Colegiados de Área de Conhecimento: Ciências Exatas, Ciências da Vida e da Terra, Ciências Sociais, Ciências Sociais Aplicadas e Tecnologia, Ciências da Educação e Linguagens.

 

 

HISTÓRICO

A Universidade de Brasília (UnB) foi criada com o objetivo de estabelecer um novo padrão de universidade brasileira que formasse cientistas e técnicos atuantes e inovadores e promovesse o desenvolvimento do país e do Distrito Federal. A missão da Universidade é: produzir, integrar e divulgar conhecimento, formando cidadãos comprometidos com a ética, a responsabilidade social e o desenvolvimento sustentável. O campus da UnB em Planaltina (FUP) é a unidade acadêmica da UnB que compõe o campus avançado da mesma cidade de Planaltina. Situa-se a 40 km da reitoria da UnB e do campus Darcy Ribeiro. A FUP teve seus trabalhos formalmente iniciados em fevereiro de 2006 com a realização do primeiro vestibular para os cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Bacharelado em Gestão do Agronegócio.  O Curso de Licenciatura em Educação do Campo foi iniciado em 2007 e, em 2008, foram abertas turmas de Bacharelado em Gestão Ambiental e Licenciatura em Ciências Naturais no período noturno. A FUP oferece cinco (5) cursos de graduação e conta com um corpo docente com cerca de 100 doutores em diversas áreas do conhecimento.

 

 

 

O programa nasceu no contexto da expansão da rede de universidades federais brasileiras ao longo dos últimos anos, em um dos novos campi da Universidade de Brasília (UnB) no Distrito Federal (DF), o campus de Planaltina (FUP/UnB). Este campus teve suas atividades acadêmico-científicas e administrativas iniciadas em 2006 para atender diversas regiões administrativas (RAs) do DF e entorno, tais como Água Fria de Goiás, Brazlândia, Buritis, Cabeceiras, Formosa, Planaltina (DF), Planaltina de Goiás, Sobradinho I, Sobradinho II, e Vila Boa. Desde 2006 a FUP/UnB propôs, aprovou e implantou diversos cursos de graduação, tendo atualmente em pleno funcionamento os cursos de Licenciatura em Ciências Naturais e Licenciatura em Educação do Campo, além de dois bacharelados: Gestão do Agronegócio e Gestão Ambiental. A demanda de professores decorrente desse conjunto de cursos de graduação gerou na FUP um corpo docente altamente multidisciplinar que foi agrupado nos seguintes Colegiados de Área de Conhecimento: Ciências Exatas, Ciências da Vida e da Terra, Ciências Sociais, Ciências Sociais Aplicadas e Tecnologia, Ciências da Educação e Linguagens.

 

É no bojo dessas mais diversas competências e especialidades acadêmico-científicas instaladas na FUP que se identificaram vários pontos convergentes em termos dos interesses e atuações em pesquisas lidando com grandes questões contemporâneas e de atualidade na interface entre meio ambiente e desenvolvimento rural no Brasil. O PPG-MADER teve seu primeiro processo seletivo em 2012 e, desde então, tem aberto editais de seleção anualmente.

 

 

As competências instaladas no âmbito dos diferentes cursos de Bacharelado e Licenciatura da FUP revelam um potencial de pesquisa que cobre um amplo espectro das ciências ambientais e naturais, indo de competências altamente qualificadas na área da ecologia e das geociências, da física e química ambientais, da ecotoxicologia, além da saúde pública e ambiental. Nessa mesma perspectiva, há um excelente potencial entre os docentes das ciências humanas e sociais, com diversas áreas de especialização como, por exemplo, sociologia, antropologia, geografia, educação, história, administração, economia, entre outras. Esses docentes estão voltados para o ensino e a pesquisa nos cinco cursos da FUP, com ênfases em agronegócio, desenvolvimento rural, educação do campo, gestão ambiental, se tornando um excelente potencial para trabalho interdisciplinar. Esse potencial acadêmico-científico interdisciplinar, instalado na FUP, possibilitou a criação de programas de pós-graduação interdisciplinares, sendo o caso do Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (PPG-MADER).  

 

OBJETIVOS

O Programa de Pós-Graduação em Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural (PPG-MADER ou MADER) tem como objetivos gerais contribuir para a construção do conhecimento e promoção do desenvolvimento rural sustentável, por meio da qualificação em nível de mestrado acadêmico de profissionais capazes de organizar, fomentar e propor caminhos estratégicos para a busca interdisciplinar e intersetorial de soluções aos problemas ambientais atinentes ao processo de desenvolvimento no país, especialmente em regiões da savana (Cerrado) e Amazônia brasileiras, ao mesmo tempo contribuindo para a formação de pesquisadores e docentes.

 

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ÁREA DE CONCENTRAÇÃO

Meio Ambiente e Desenvolvimento Rural 

 

A relação entre ser humano e natureza ganha características especiais em função do caráter natural dos ecossistemas, demandando manejo ambiental e rural adequados. Assim, o processo de ocupação pelo qual têm passado os biomas brasileiros vem deixando uma série de sequelas, tanto ambientais (bio-físico-hidro-geo-químicas) quanto sociais (humanas, culturais). A ênfase do MADER recai sobre as regiões Centro-Oeste e Norte do Brasil sem no entanto excluir outras regiões, e congrega vários projetos em múltiplas localidades com vistas a identificar, investigar e propor pistas de soluções para as problemáticas socioeconômicas e político-ambientais desses dois grandes biomas brasileiros  (Amazônia e Cerrado). O MADER dá especial atenção à sociobiodiversidade, buscando entender articulações sociais, políticas e ambientais locais, regionais, nacionais e até globais.

LINHAS DE PESQUISA

- Linha 1 - Desenvolvimento rural sustentável e sociobiodiversidade

 

  O objetivo desta linha é estudar:

 

  • Desenvolvimento socioprodutivo dos territórios como estratégia geradora de renda e de segurança alimentar às populações rurais e adaptações às mudanças ambientais, socioeconômicas e globais;
  • Modelos de gestão de empreendimentos para o uso de produtos e serviços da sociobiodiversidade;
  • Contribuições da agricultura familiar para a produção agrícola e conservação do meio ambiente;
  • Dinâmicas e formas sociais de trabalho, produção e vida cultural; ações e movimentos coletivos e atores sociais nas dinâmicas territoriais de desenvolvimento rural;
  • Modelos de desenvolvimento rural e estratégias que permitam ou dificultem sua coexistência.

 

 

- Linha 2 - Políticas Públicas para o meio ambiente e o campo

 

  O objetivo desta linha é estudar:

 

  • O Estado e os governos na gestão do meio ambiente e do campo;
  • Políticas públicas e programas governamentais voltados para a promoção da sustentabilidade e bem-estar social com foco nos modelos de desenvolvimento agropecuário, conservação e o uso sustentável dos recursos naturais, educação ambiental e educação do campo;
  • Formas de gerenciamento de conflitos derivados desses modelos;
  • Alternativas metodológicas de educação ambiental, educação do campo e extensão rural;
  • Os processos de formulação e a execução de políticas públicas e programas governamentais para incentivar a produção familiar, a sociobiodiversidade e a conservação do meio ambiente

 

- Linha 3 - Avaliação e Gestão Socioambiental e Agrária

 

  O objetivo desta linha é estudar:

 

  • Gestão dos recursos naturais, biodiversidade e agrobiodiversidade;
  • Impactos socioambientais dos modelos de desenvolvimento rural;
  • Relação campo-cidade e impactos dos processos de desenvolvimento sobre ecossistemas e espaços rurais;
  • Riscos ambientais, qualidade de vida, segurança e seguridade alimentar e saúde pública